sexta-feira, dezembro 24, 2004  

Neve! Neve! Neve!
Quarta-feira nevou de novo! Não adianta que eu não me acostumo: tem neve, tem post. Desta vez foi meio mixuruca. Não estava muito frio no dia que nevou e quase tudo derreteu assim que tocou o chão. Só a neve que caiu sobre a grama durou. Agora estamos numa frente fria e já faz três dias que a temperatura fica entre +2 e –8 graus. Mas amanhã mesmo, de acordo com o canal do tempo (meu companheiro de todas as horas), a temperatura vai subir.

Mas a grande aventura desta nevasca, se é que se pode chamar de aventura, foi dirigir na neve. Foi minha primeira vez e vocês iam ficar orgulhosos de mim: tirei de letra, parecia um legítimo esquimó. Não estava mais propriamente nevando quando eu dirigi e a neve que caiu no asfalto já tinha derretido. Mesmo assim, era só eu e a neve derretida, não dava mais ninguém. Então a sensação era mais ou menos como se eu estivesse dirigindo na chuva, mas era neve. Caiu como neve, é neve. Não importa se já derreteu.

Chegamos ao trabalho sãos e salvos e parei nosso veículo numa área aberta. Nevou de novo. Quando voltamos ao carro, com a temperatura perto de –5º, a neve tinha se transformado em um amontoado de gelo duro. Não dava pra ver nada pelo pára-brisas, o carro estava indirigível. Foi então que, mais uma vez, o Abominável Homem das Neves entrou em cena. Todos aqueles anos vendo Discovery tinham que servir para alguma coisa. Peguei um esquadro e uma garrafa de água meio morna. Joguei a água no gelo e esfreguei com o esquadro. Dez minutos depois o carro estava reutilizável. Enfim.

Ao chegar em seu iglu, Nanuk do Norte tirou a roupa e dormiu com as costas numa pedra de gelo.


Um esquadro e uma garrafa de água: o grande Nanuk do Norte usa criatividade e ferramentas rudimentares para livrar seu trenó da nevasca

posted by Sergio | 3:15 PM
archives
links